Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 8 de março de 2010

Acontecimentos no ano de 1147

  • Março,05-Nasce D. Henrique, 1º filho do seu casamento com D.Mafalda
Este infante terá morrido de tenra idade, eventualmente 8 anos, depois do seu irmão Martinho , futuro rei D.Sancho que nasceu a 11 de Novembro de 1154, quando o seu nome deixa de aparecer na documentação régia.

Terá sido sepultado e Santa Cruz de Coimbra

  • Doação de Santarém aos Templários
Da Conquista de Santarém extraído da "Crónica de D.Alfonso Henriquez"se pode concluír que Santarém tenha sido doado aos cavaleiros Templários

"Em nome da Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Eu, Afonso, por graça de Deus Rei dos Portugueses, começando minha jornada para o castelo de Santarém, fiz voto que se Deus mo concedesse lhe ofereceria todo o direito eclesiástico e aos cavaleiros e demais religiosos dos Templários que me acompanharam nesta empresa [...]. Portanto, eu, D. Afonso, com a minha mulher, a rainha D. Mafalda, fazemos Doaçao aos cavaleiros de todo o direito eclesiástico de Santarém para que o tenham e possuam, assim como seus sucessores para sempre [...]"


  • Novembro-Fundação do mosteiro de S.Vicente de Fora
O Mosteiro de S. Vicente de Fora foi fundado em 1147 por D. Afonso Henriques , em cumprimento de um voto dirigido ao Mártir São Vicente pelo sucesso da conquista de Lisboa aos mouros. Doado aos cónegos regrantes de Santo Agostinho.

A igreja e convento maneiristas construídos no século XVI, segundo projecto de Filippo Terzi, substituirá este velho mosteiro

Hoje o Mosteiro São Vicente de Fora é, sem dúvida, um dos monumentos mais impressionantes e marcantes da urbe Lisboeta, não só pelo seu significado artístico mas sobretudo pela forma como se impõe com as suas proporções grandiosas, dominando a cidade e o Tejo. Desde Novembro de 1998 estão instalados aí os Serviços do Patriarcado de Lisboa Do amplo terraço da cobertura disfruta-se um dos mais belos e vastos panoramas sobre Lisboa.

Sem comentários: