Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 11 de janeiro de 2009

A perspectiva mística da batalha de São Mamede

A batalha de S.Mamede decorreu no dia de S.João Baptista de 1128 e viria a provocar uma mudança política decisiva. O santo que nesse dia se venerava anunciara a vinda de Cristo, e a coincidência da data parecia agora proclamar o aparecimento dum novo reino, destinado a tomar na cristandade um lugar de relevo.

Era esta dum modo geral a perspectiva do cónego regrante de Santa Cruz de Coimbra que registou cuidadosamente essa festa litúrgica, colocando-a na órbita das intervenções divinas.

Como se o aparecimento deste jovem cavaleiro enviado de Deus, servisse para punir os adúlteros incestuosos no poder, que não aceitavam as recomendações da Igreja, sobre o casamento.

O certo é que depois de S.Mamede, D.Afonso ordena a prisão de sua mãe, que contraria o espírito da época relativamente o tratamento que se devia dar ás mulheres, e , ainda mais às mães.

Há documentação que afirma que D.Teresa, se terá instalado nas sua terras de Límia, atendendo a que pelo menos terá assinado um documento a 23 de Novembro de 1128, mantendo-se o Conde de Trava a seu lado, por afecto ou gratidão, mas apenas sob o ponto de vista político, pois também há indicações que Fernando Perez terá voltado a viver com sua esposa Sancha Gonçalves.


Sem comentários: