Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 23 de março de 2010

Acontecimentos no ano de 1148

  • Restauração por D.Afonso Henriques a conselho de D.João Peculiar arcebispo de Braga, das diocese


de Viseu

Mudando frequentemente de mãos, ora em poder de cristãos, ora de maometanos, apenas no ano 1058 a cidade de Viseu, graças à arremetida vitoriosa de Fernando Magno, rei de Leão, logrou recuperar, definitivamente, a sua liberdade. Mas tão desmantelada ficou , foram tão fundas as feridas da rude ofensiva leonesa, que somente em 1147/1148- cem anos após a reconquista...- estava a Diocese em condições de sustentar bispo próprio.

Durante tão longo interregno pontifical, foi a Dioceses governada pelos Bispos de Coimbra, por intermédio de Priores, o mais célebre dos quais, pelas suas virtudes foi S. Teotónio, patrono actual da Cidade.


e Lamego,

O primeiro prelado foi D. Mendo, que assistiu ao concílio provincial celebrado em Braga, nesse ano. A diocese de Lamego tem a particularidade da cidade da sua sede não constituir capital do distrito, sendo o único caso em Portugal onde isto acontece

pertencentes outrora à metrópole de Mérida e portanto seriam sufragâneas de Santiago de Compostela.

Os bispos foram sagrados pelo arcebispo de Braga o que suscitou o protesto de Afonso VII, junto da cúria romana.

* Nascimento de D.Urraca 2ª filha legítima de D.Afonso Henriques e D.Mafalda

Futura Rainha de Leão pelo seu casamento com Fernando II em 1166, tendo ela apenas 15 anos e ele já 28, mas devido aos laços de parentesco o casamento acabou por ser dissolvido pelo Papa em 1175.

Deste casamento nasceu o futuro Afonso IX de Leão (1171), último rei de Leão independente, e ainda os infantes Fernando, Sancha e Dulce.

Depois da anulação do seu casamento, Urraca voltaria para a corte do pai, em Portugal e veio a falecer em Coimbra em 1188, com apenas 37 anos de idade.

Sem comentários: