Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 18 de março de 2011

Acontecimentos no ano de 1155

  • Morte de D.Henrique 1º filho legítimo
Com apenas 8 anos faleceu o primeiro Infante de Portugal e herdeiro da Coroa na história da Monarquia Portuguesa, que viria a ser do seu irmão mais novo, D. Sancho I.

  • O concílio de Valhadolid

Em Valhadolid nos dias 19 e 20 de Setembro celebrou-se um concílio a que assistiu uma grande quantidade de bispos leoneses, galegos, castelhanos e navarros mas um único português o bispo de Coimbra e pelas cópias existentes se constata que as recomendações trazidas pelo legado Jacinto reflectiam os decretos do segundo concílio ecuménico de Latrão além disso tratou-se da delimitação das fronteiras das dioceses de Astorga e Orense

Significativas as ausências de D.João Peculiar e do bispo do Porto, muito embora a falta de informação, não permita que se tirem conclusões, mas a inquestionável importância de ambos, levanta interrogações sobre a sua ausência, para mais atendendo a que tinham esta presentes os sufragâneos do primeiro.

Poder-se-á interpretar , sobretudo a ausência de D.João Peculiar, como uma manifestação política devido ao facto de estar presente o rei de Leão.

Sem comentários: