Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Acontecimento no ano de 1163

  • Canonização de S.Teotónio

Decorrido um ano sobre a sua morte, foi canonizado, localmente, S. Teotónio, que em meados de 1152, renunciara ao priorado de Santa Cruz e, em 1153 ao bispado de Coimbra, para que tinha sido convidado pelo Papa.

S. Teotónio tornava-se assim o primeiro santo português a subir ao altar, sendo recordado sobretudo por ter sido um reformador da vida religiosa em Portugal.

S. Teotónio tornou-se o Santo Padroeiro da cidade de Viseu e da Respectiva diocese. É ainda padroeiro da vila de Valença, sua terra natal.
  • Abandono de Beja depois de arrasada
Beja que havia sido conquistada no ano anterior pelos cavaleiros-vilãos de Fernão Gonçalves., foi agora abandonada depois de ter sido previamente arrasada
Estes cavaleiros vilão eram não nobres que ao que se julga sediados em Santarém, mas julga-se que esta operação de conquista tenha sido organizada em Coimbra, desconhecendo-se se estas acções de reconquista se faziam com ordem real ou sem ela. O objectivo desta acções era o saque não tanto a ocupação territorial e desta feita permaneceram nesta cidade de 1 de Dezembro de 1162 até Março do ano seguinte, quando decidiram despovoar e arrasar a cidade.
  • Morte de D.João 6ºfilho legítimo
Com apenas 7 anos morreu em parte incerta o penúltimo filho legítimo do casamento com D.Mafalda de Sabóia

Sem comentários: