Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Acontecimentos no ano de 1175

  • Morte de D:João Peculiar
Dom João Peculiar falecido em Braga em 3 de Dezembro de 1175, foi um dos aliados mais fiéis de D.Afonso Henriques, estando presente até á data da sua morte, em todas as circunstâncias mais marcantes dos percurso do nosso Rei fundador.

D.João era de origem francesa , mas a família habitava em Coimbra ou na região do Vouga.Deve contudo ter estudado em França, o suficiente para vir a desempenhar as funções de mestre-escola da catedral.

Fundou em terras que era proprietário, uma comunidade eremítica dirigida por João Cirita, que haveria mais tarde ingressar em hábitos cistercienses.

Inimigos de D.João haveriam de o acusar de o ter abandonado.

Fundou em Coimbra em 1131, com D.Telo e D.Teotónio uma comunidade de cónegos regrantes o Mosteiro de Santa Cruz, do qual este último seria o primeiro prior.

Foi D.João que o coroou dizem nas cortes de Lamego, (de existência duvidosa contudo).

Organiza o encontro de Zamora em 1143, que marca o início do processo de independência.

Acompanha D.Afonso na conquista de Lisboa, abençoa enquanto arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, reconhecido desde 1139, a mesquita-mor do mouros e sagrou Gilberto de Hastings 1º bispo da cidade conquistada.

Por sua morte deixou manuscritas muitas dessas cartas em latim.

  • Saladino-Uma personalidade de respeito

Por esta altura em 1175 a fama de Saladino começa a espalhar-se, há 6 anos que fora nomeado sultão do Egipto, sultão de um Império que se estendia da Síria, Egipto até a região central da actual Turquia.

Esse império originário da Síria, veio pôr fim e criar unidade política no mundo muçulmano cujas diversas seitas se guerreavam entre si pela hegemonia, que os enfraquecia.

Durante algum tempo os Estados cristãos sobreviveram na Asia, graças às divisões entre os seus inimigos, tendo os exércitos de seu tio, Nur ad-Din, governador de Alepo (Síria), derrotado todos os outros governantes muçulmanos.

Contudo para além do seu poderio militar Saladino, nascido curdo em Tikrik hoje território Iraquiano, salientou-se também e o seu lugar na História fica marcado por isso, pela sua personalidade.

Numa época em que governar significava crueldade e traição, Saladino destacou-se pela sua honestidade e humanidade, honrava a sua palavra a amigos ou inimigos e ao contrário do que acontecia com o comportamento cristãos, seus homens nunca massacraram prisioneiros indefesos, num tempo em que ainda ficara na memória a tomada de Jerusalém em 1090 pelo cristãos, tão sangrenta que se dizia que nalguns pontos o sangue corria e chegava aos joelhos.

Sem comentários: