Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Acontecimentos no ano de 1185


Morte de D.Afonso Henriques

(Igreja de Santa Cruz)
  • No dia 6 de Dezembro de 1185, faleceu em Coimbra, encontrando-se sepultado da Igreja de Santa Cruz, no mesmo túmulo acompanhado de sua mulher D.Mafalda.

  • O rei D.Manuel anos mais tarde considerou que o sepulcro era modesto, mandando fazer outro, transferindo então os restos mortais para a nave central da Igreja, mas voltaria pouco tempo depois outra vez para a capela-mor, para o mesmo local onde estava anteriormente.

  • Na mesma igreja em frente a seu pai, no lado oposto da capela-mor, repousam também os restos mortais de seu filho e herdeiro D. Sancho I.

  • Várias tentativas para se proceder à abertura do túmulo por iniciativa da professora Eugénia Cunha, que lidera uma vasta equipe luso-espanhola para estudo das ossadas, não têm colhido autorização superior, nomeadamente do IPPAR apoiado pela Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima.

  • Tanto quanto julgo saber a posição do IPPAR, salienta que essa iniciativa, não garante a salvaguarda do património.

3 comentários:

Rogério Maciel disse...

Quero agradecêr-lhe pelo excelente trabalho que fez nêste seu bogue .Quanto ás opções "interessante" , outro , acho que são estúpidas(sei que não é sua culpa) tendo em conta que estamos a falar do Nosso Grande Rey Fundadôr , e que o seu trabalho de recôlha Histórica da Fundação Portuguêsa , é excelente .Deveria optar , se não houver outras mais Dignas d'El-Rey , em não têr estas opções.
Um Abraço Lusitâno

ps.:Se quiser seguir algumas coisas que publico , aqui lhe deixo o meu humilde blogue : http://macieluxcitania.blogspot.pt/

Rogério Maciel disse...

Não gosto do IPPAR , mas nêste caso dou-lhes razão .Luso-"espanhola" para quê ?
"Espanhola" ??!!Vão mas é estudar os ossos dos reis dêles ...olha , abram o D Carlos e estudem-no !!!

Rogério Maciel disse...

E quem são êstes "lusos" ?!Talvez mais Traidôres da Nação vendidos aos interêsses maçónicos internacionais , anti-Patriotas !