Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Afonso Henriques-Cavaleiro em Zamora(1125)



A ideia que D.Afonso Henriques se tenha armado cavaleiro na Catedral de Zamora é falsa, dado que esta, só foi mandada edificar mais tarde(1140-1170) pelo seu primo D.Afonso Raimundes já rei Afonso VII, a partir da igreja de São Salvador onde realmente D.Afonso Henrique se tornou cavaleiro.

• Não deve estranhar-se o facto de terem escolhido Zamora e não Braga ou Coimbra, porque Zamora pertencia aos domínios pessoais de D.Teresa, por dádiva da irmã.

• A ser assim deve concluir-se que o acto de investidura como cavaleiro, de D.Afonso Henriques teve o acordo dela e de Fernão Peres, eventualmente para apaziguar a oposição dos nobres portugueses.

• Tanto esta investidura, como a de seu primo Afonso Raimundes um ano antes, têm um objectivo comum, afirmar direitos sucessórios, contra eventuais ameaças de descendência de D.Teresa e Fernão Peres, ou no outro caso de Urraca e Afonso I de Aragão.

Não há pois margem para pensar que este acto constitua uma manifestação de rebeldia do infante para com a sua mãe, por instigação dos barões revoltosos

Sem comentários: