Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Antecedentes e formação do Condado

  • Em 1086, devido ás boas relações que D.Afonso VI rei de Leão e Castela tinha com Hugo o abade de Cluny, veio participar na luta pela reconquista cristâ na Peninsula Ibérica, o conde francês Raimundo de Borgonha.
  • Em 1092 Afonso VI, concede o governo da Galiza ao conde D.Raimundo, aliás já seu genro desde 1090, devido ao casamento deste com sua filha legítima D.Urraca. Medida que se entende como de aproximação da coroa aos domínios de Leão-Castela, dado que a relação de suserania na Galiza, abria nova frente de luta, por razões de pretensões autonómicas como havia acontecido em 1087 com a revolta do conde galego Garcia Oveques.
  • Para se entender a razão da formação do Condado Portucalense, deve igualmente analisar-se a questão da volatilidade da posse do espaço físico do território, condicionado de acordo com as vitórias ou derrotas entre as forças cristãs e mouras.
  • Assim se em 1093 o rei de Badajoz se coloca sob a protecção de D.Afonso VI, entregando-lhe Santarém, Lisboa e Sintra, logo no ano seguinte esses territórios são perdido, correspondendo aliás a uma derrota militar de D.Raimundo junto a Lisboa.
  • Logo, parece lógico que a D.Afonso VI se tenha colocado a questão de nova descentralização de poder, por forma a uma melhor consolidação dos territórios conquistados aos mouros e assim em 1096, concede a D.Henrique o governo do Condado Portucalense, consolidando o casamento realizado no ano anterior com sua filha ilegítima D.Teresa. Doação a título hereditário, isto é sem restituição após a morte dos titulares. Sendo que nessa altura os limites do Condado se confinavam a sul em Coimbra e a norte no Rio Minho.
Aspectos da governação co Conde D.Henrique entre 1096 e 1112

  • Em 1100 houve um recontro em Malagon entre o conde D.Henrique e os Almorávidas
  • Existem referências da presença do conde D.Henrique na Palestina entre 1103 e 1105 e em 1106 vivia na corte de Afonso VI alternando com estadias em Coimbra.
  • Entretanto seu primo Raimundo aspirava á sucessão da coroa de Afonso VI, mas a circunstância de Afonso VI ter entretanto tido um filho de nome Sancho da sua ligação com Zalila filha do rei de Sevilha, veio complicar a pretensão, pois Afonso VI considerava Sancho seu herdeiro, titulando-o como Príncipe de Toledo.
  • Entre eles, teria havido um pacto pelo qual Henrique apoiaria Raimundo, na sucessão, incluindo não só a repartição dos tesouros de Toledo, incluindo a posse da cidade, para o Conde D.Henrique.
  • O plano caducou porém, porque Raimundo de Borgonha morre em 1107.
  • Em 1108 desmoronam-se as defesas do Tejo e as esperanças de Afonso VI, os seus exércitos são derrotados em Uclés, onde morre o seu filho e herdeiro putativo Sancho.

Sem comentários: