Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

D.Afonso Henriques-Nascimento e ascendência

Nascimento
  • Andávamos tão entretidos a tentar descobrir se D.Afonso havia nascido em Guimarães ou em Coimbra, quando o historiador medievalista Almeida Fernandes, vem afirmar que D.Afonso teria nascido em Viseu, por meados de Agosto de 1109. Já que D.Teresa, sua mãe, retomando hábitos de família, se deslocava imenso a Viseu.Se quanto ao ano de nascimento, poucas dúvidas lhe restam que tenha acontecido em 1109, então poder-se-á verificar por documentos autênticos, por ela outorgados que passou a maior parte desse ano em Viseu.
A confirmar-se esta data de nascimento de Afonso Henriques,então terá nascido um mês depois da morte do seu avô (29 de Julho)

Ascendência

  • A mãe Teresa filha bastarda de Afonso VI, casou com Henrique de Borgonha, de alta linhagem francesa, que era bisneto do rei Roberto II,sendo neto do primeiro duque de Borgonha. Para mais D.Constança mulher de Afonso VI era irmã de seu pai,também Henrique de seu nome.
  • Este pormenor contraria a ideia de que Henrique e Raimundo, teriam chegado à corte de Afonso VI ao mesmo tempo e que cada uma teria casado com uma filha de Afonso.
  • Assim não foi Raimundo veio primeiro(1086), como já havia sido anteriormente referido, tendo casado com Urraca, a filha legítima e só mais tarde(1096) teria chegado Henrique. Se assim não fosse, naturalmente por ter linhagem superior a Raimundo, haveria de ter casado com a filha legítima e não com a outra

1 comentário:

João Lobo disse...

Viva,

Atenção ao que escreve sobre o nascimento de D. Afonso Henriques em Viseu, visto o próprio José Mattoso duvidar dessa tese, que em tempos até apoiou.

Almeida Fernandes baseia-se no documento referente à morte do Conde D. Henrique e que suscita dúvidas sobre a presença de D. Urraca no funeral em Coimbra, havendo a possibilidade de não se ter deslocado por estar em trabalho de parto... mas no fim desse mesmo documento consta a assinatura da mesma. Engraçado ;) Tudo não passa de uma opinião do historiador, são ilações criadas pelo historiador! Nada existe que possa confirmar o mesmo... É o "achometro" tipico dos Portugueses, o que não diminui em nada trabalho de Almeida Fernandes. Contudo neste ponto está redondamente enganado.

Já Viriato foi adoptado por Viseu, será que ele passou lá? Talvez não, mas sem dúvida que é um bom martketing para a cidade... O estado novo é que aproveitou estas fantasias nacionalistas e alguem aprendeu com isso.

Se for possivel considere informar-se sobre o que eu referi.

Ainda assim agradeço-lhe pela oportunidade que dá às pessoas de encontrarem algo mais sobre o nosso primeiro Rei!

Cumprimentos de um Vimaranense