Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 5 de abril de 2009

A concessão do foral a Penela


Penela recebe o seu primeiro foral, atribuído por D. Afonso Henriques, em 1137.

Dois anos depois, em 1139, D. Afonso Henriques terá participado no fossado da Ladeia (designação da região entre Penela e Ansião) e, cinco anos depois, em 1142, D. Afonso Henriques cria outro concelho a cerca de 5 km de Penela, num dos montes Germanelos, onde constrói um castelo.

A primeira referência escrita a Penela porém, data do ano de 1087 e surge no testamento do Conde D. Sesinando. Naquele documento, o que foi o primeiro governador de Coimbra após a reconquista definitiva da cidade, diz ter “povoado o castelo de Penela”.

1 comentário:

Jose disse...

Que relação pode existir entre o estabelecimento do foral e o fossado realizado dois anos depois? Existiria uma obrigação dos habitantes de Penela em organizar ou participar no fossado? Seria Penela o centro ou cabeça de uma pequena região ou comunidade moçarabe semi-independente e guerreira, ou armada, a que o foral veio dar reconhecimento e trazer para 'area de influência cristã, e participando então na estratégia de Afonso Henriques de alargamento dos domínios cristãos?