Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 30 de março de 2009

A destruição do castelo de Leiria

Em boa verdade a instalação do castelo de Leiria e da restante rede de protecção a Coimbra, não tinha só aspectos defensivos. Também era uma ponte de apoio para ataques organizados a posições muçulmanas.

Também em muitos casos as expedições tinham fins mais modestos sob o ponto de vista da envergadura dos ataques, não se tratava ainda de atacar Santarém, mas pagar de igual modo o que os mouros faziam nas planícies do Mondego.

Passaram pois a organizar-se, fossados, nas regiões mais próximas, nomeadamente na zona da Ladeia, como era conhecida a zona entre Condeixa e Ansião. Passaram esse ataques a ter um certo carácter regular, nomeadamente na Primavera ou no Verão.

Temos portanto que a melhor defesa de Coimbra e os ataques que passaram a sofrer da parte dos cristãos terá criado nos muçulmanos a necessidade de destruição do castelo de Leira.

A datação do forte ataque , torna-se difícil apurar, continuando a existir dúvidas sobre essa matéria, não restando contudo dúvidas, que a destruição do castelo aconteceu realmente.

Fica a sequência mais lógica
  • 10-12-1135-Começa a construção do Castelo de Leiria
  • 1136-Verão-Afonso Henriques dirige o fossado da Ladeia
  • 1136-Novembro-Dá foral a Miranda do Corvo
  • 1136-1137-Fernão Cativo(1) inicia presúria(2) da Ladeia
  • 1137-Afonso Henriques tenta tomar Tui na Galiza-Batalha de Cerneja
  • 1137-Ataque a Leira pelos muçulmanos, ameaçando Coimbra
  • 4-07-1137-D.Afonso Henriques assina apressadamente o acordo de Tui acorrendo a Coimbra para a defender.
Parece ser esta a hipótese mais lógica e que justifica afinal as condições desfavoráveis com que aceitou as condições do pacto de Tui.

Outras hipóteses são colocadas nomeadamente a de Herculano, que refere a possibilidade de terem havido dois ataque destrutivos a Leiria um em 1137 e outro em 1140

(1)-Fernão Peres Cativo-foi o primeiro alferes-mor de Afonso Henriques, uma espécie de chefe de Estado Maior dos tempos modernos.
(2)Presúria-era a ocupação de terras, fossem ela desertas ou cultivadas, neste caso percebe-se que após o fossado da Ladeia, tenha acontecido a tentativa de atraír pessoas á terra conquistada, para a ocupar.

Sem comentários: