Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Os cistercienses instalam-se em Portugal


  • A Ordem de Cister, fundada em 1098 por S. Roberto, defendia um regresso à pureza e ao despojamento originais do cristianismo, através de uma reforma profunda da organização e vivência monásticas.

    Sob a direcção de Bernardo de Claraval, a ordem chegou a Portugal em 1144, data da fundação do Convento de S. João de Tarouca.

    O Mosteiro de S. João de Tarouca é um dos mais interessantes de toda a região do Douro Sul.

    Está classificado Monumento Nacional. A Igreja foi reconstruída no sec. XVI e dessa época guarda valiosos tesouros, entre os quais se destacam os dez belíssimos altares de traça renascentista, o quadro de S. Pedro, os painéis de azulejo alusivos à fundação do Mosteiro e as esculturas.

    O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas é outra jóia da arquitectura românica, estritamente ligada aos primeiros tempos da fundação da Nacionalidade.

    Num rápido crescimento motivado pela protecção régia de que gozava, e que via nos monges de Císter um meio ideal de fortalecer a fixação e o povoamento de um território ainda em formação, a ordem chegou a ter mais de trinta mosteiros em Portugal, alguns deles riquíssimos testemunhos da produção artística nacional ao longo de vários séculos.



Sem comentários: