Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quarta-feira, 3 de março de 2010

Fernão Peres Cativo nomeado mordomo-mor



Embora não fosse essa a regra uma dos primeiros alferes-mor de D.Afonso Henriques, foi um nobre de origem galega, provavelmente parente próximo de de Fernão Peres de Trava, eventualmente seu irmão, foi Fernão Peres Cativo, um dos seus principais colaboradores do nosso primeiro rei durante mais de um quarto de século.

Esta nomeação também foi exepção por outra razão, é a única nos altos cargos do reino de um membro fora da família Ribadouro.

Peres Cativo desempenhou este cargo durante seis anos, tornando-se depois governador de
Viseu, sucedendo a Bernardo Peres de Trava, de Oliveira do Hospital e de Lafões, acumulando com o cargo de mordomo-mor, depois da morte de Egas Moniz, desde o ano de 1146 até 1155.

Apenas se conhece um doucmento régio em seu favor a doação da vila de Moçamedes, no concelho de Vouzela, mas o seu nome aperece na lista dos confirmantes na quase totalidade dos diplomas de D.Afonso Henriques.

Como já disse Peres Cativo sucede no cargo de mordomo-mor a Egas Moniz, o Aio de D.Afonso Henriques, por morte deste e que se encontra sepultado no Mosteiro de Paço de Sousa, do qual foi padroeiro, o seu túmulo representa precisamente este episódio lendário da sua ida a Toledo.

Na foto :

O Mosteiro de Paço de Sousa ou Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa é um dos 21 monumentos que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa. Fica situado em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, Distrito do Porto, Portugal.
Classificado como Monumento Nacional pelo Decreto 16-6-1910, DG 136, de 23-6-1910; 67/97, DR 301, de 31-12-1997

Sem comentários: